Leituras recomendadas

segunda-feira, 7 de março de 2016

Mateus 7

Mateus 7
Ensinos do Reino
#conhecimentoquemudaomundo
#Mateus7

Mais palavras de Jesus no sermão do Monte. A vida continua sendo reorganizada em torno do padrão do Reino de Deus.

Não julgar o próximo (v.1-6)

Você não pode julgar as pessoas só porque elas pecam de uma forma diferente da sua.~ Nilvana Maria
Publicado por C.S. Lewis Brasil em Segunda, 14 de março de 2016

Jesus não está dizendo que devemos jogar fora nossos padrões morais, éticos, civis, espirituais. Ao que parece o Mestre está ensinando a entender que há mais coisas no subsolo do que podemos ver na superfície. Esteja em constante reavaliação dos seus padrões morais, mas não os jogue fora; não emita condenação eterna a alguém, só Deus quem sabe, mas não deixe de repreender os que estão errados. Porém, a maior lição aqui é a do cisco e da trave. A pergunta é essa: seu alto, elevado e complexo padrão moral serve para todos, incluindo para julgar você mesmo?

Deus responde nossas orações (v.7-12)



"Nossas orações são ouvidas [...] não apenas antes de a fazermos, mas antes mesmo de existirmos."- C.S.Lewis, Oração: Cartas a Malcolm
Publicado por C.S. Lewis Brasil em Sexta, 11 de março de 2016

#ConhecimentoQueMudaOMundo#Mateus7"Pedi, e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que...
Publicado por Flávia Guterres em Segunda, 7 de março de 2016


Pautem suas orações numa transformação de vida diária, a ponto de fazer aos outros aquilo que você quer que seja feito a ti mesmo. Me lembro de uma vez em que estava bastante chateado com pessoas na Igreja. Ouvi então um conselho que lembrava dos versículos de Jesus, “orem por aqueles que vos perseguem”. Passei a orar por essas pessoas: a maioria continuou a mesma, mas eu não estava mais chateado.





A porta para o caminho da salvação é estreita (v.13-14)



Será que passaria por ela um adúltero? Um assassino? Um avarento? Obviamente, quando as perguntas são feitas assim, não assustam ninguém, então podemos traduzi-las para nosso contexto. Será que passaria por ela (a porta estreita) um viciado em pornografia? Uma pessoa que odeia os que lhe fazem mal, quem sabe um partido político, ou os islâmicos radicais? Uma pessoa que usa como referencial de vida os valores do capitalismo (um homo consumes)?

A árvore se conhece pelos frutos (v.15-23)

Jesus diz: os falsos profetas serão reconhecidos por seus frutos! Aqui caem 90% das afirmações modernas de que “não podemos julgar”. Não julgamos a pessoa, não conhecemos sua intenção: até ela expô-la através de seus atos. Não é por falar que se conhece um profeta, ou um servo do Senhor, é pela vida. A pergunta chave neste trecho parece ser: o que é bom fruto? Será que é apenas ganhar almas? Lembrando o que já sabemos do sermão do monte, não parece ser apenas isso.



Viver de Acordo com o Ensino de Jesus (v.24-27)

O veredicto de Jesus está em sua parábola das duas casas construídas, uma sobre a areia e outra sobre a rocha (v.24-29). Qual a diferença entre aquele que construiu sua casa na areia e aquele que o fez na rocha? Pare de ler um pouco e tente responder. A resposta está no texto: “quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente” (v.24), mas “quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato...”. O segredo é esse: colocar em prática. Mas quais palavras de Jesus? Estas! O sermão do monte.

Alguém já disse que se toda Bíblia fosse perdida e restasse apenas o sermão do monte (Mateus 5-7) ainda saberíamos seguir a Jesus em tudo o que fosse necessário. No fim deste capítulo não temos dúvida de que essa pessoa estava certa!

Oração a Deus

#ConhecimentoQUeMudaOMundo#Mateus7Ensina-nos a olhar para nós mesmo antes de se quer falar do outro.Ensina-nos a...
Publicado por Cami Mielnik em Terça, 8 de março de 2016


#conhecimentoquemudaomundo #mateus7

Nenhum comentário:

Postar um comentário