Ler o Capítulo 6 do Evangelho de Mateus
Obras de Justiça do Reino de Deus
Jesus veio trazer muitos ensinamentos para o modo de vida no Reino de Deus. Jesus nos orientou sobre as práticas da caridade, de ofertas; práticas espirituais de oração e jejum, e também sobre a prática de confiar plenamente em Deus, em nossa vida no dia a dia.
"Fazer parte dessa comunidade de Jesus (o Reino) é comprometer-se com uma nova realidade possível na Terra (em uma determinada dimensão), uma realidade que revoluciona completamente o modo de ser ou as estruturas da sociedade como elas estão postas". ERK
Generosidade (v.1-4)
Jesus nos ensina como ajudar as pessoas. O Senhor nos ensinou a exercemos a caridade e a generosidade, com discrição. Uma pessoa que ajuda os outros, não precisa se aparecer, mas deve ajudar de forma "que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita", ou seja, que você preste a sua ajuda em segredo.
Como orar (v.5-8)
Jesus nos ensina como orar. O Mestre ensinou seus discípulos a orarem secretamente, reservadamente: "quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto". O próprio Jesus, buscava lugares reservados para orar, para estar ligado com Deus. Vemos nos Evangelhos que Jesus orava no monte, Jesus orou no jardim, etc.
Jesus ensinou que não devemos ficar repetindo e repetindo orações, pois não é por muito falarmos que seremos ouvidos. Nosso Deus já sabe do que precisamos, antes mesmo de perdirmos.
A oração modelo (v.9-13)
A oração que Jesus nos ensinou é um modelo. Não quer dizer que devemos utilizar a "Oração do Pai Nosso", como uma reza, pois Deus não quer repetições, Ele já sabe do que precisamos, antes mesmo de perdirmos.
O que podemos falar numa oração?
O que podemos aprender com a Oração do Pai Nosso?
Jesus nos ensina a orar
"Vocês orarão assim:
"Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome". (v.9)
Devemos glorificar a Deus e o Seu nome. Deus é Santo. Não devemos esquecer da santidade de Deus. Devemos ter o temor de Deus, ao falar o nome de Deus. Devemos ter muito respeito ao nos dirigirmos a Deus.
Deus é o Todo-Poderoso, mas Ele não quer manter distância da gente. Deus quer se relacionar conosco. Deus é um Deus de relacionamentos. Podemos tratar a Deus como Pai, assim como Jesus, se tivermos intimidade com Deus. É somente Jesus que nos dá a liberdade de chamarmos a Deus de Pai, pois é através de Jesus que temos comunhão com Deus.
A relação com Deus de Pai-filho, não é um direito individual, não devemos ser egoístas. A nossa relação com Deus é coletiva, pois o Pai que está nos Céus, não é só meu, o Pai é nosso. Deus é Pai de todos os que creem nEle.
"Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". (v.10)
Aqueles que creem em Deus esperam que o governo de Deus invada o mundo. Um dia o Reino de Deus estará 100% entre nós. No momento, vivemos numa condição de "já e ainda não", do Reino entre nós. Pois quando Jesus veio, Ele inaugurou o Reino dele no coração dos que creem nele. Mas Ele prometeu que irá voltar e estabelecer definitivamente o seu Reinado nessa terra. Ver Daniel 7.27. Ver Mateus 13.41-43. Ver as Parábolas do Reino.
Devemos orar para que os valores do Reino de Deus faça a diferença em nossa vida nesse mundo. Devemos orar para que a vontade de Deus seja feita em nossa vida, em nossas famílias, em nossa nação.
"Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia".(v.11)
Jesus nos ensinou a depender de Deus a cada dia. Veja (v.25-34)
"Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores". (v.12)
Jesus nos ensinou sobre o perdão.
"E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal," (v.13)
Jesus venceu as tentações e nos ensinou pelo seu exemplo. Veja Mateus 4.
"porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre". (v.13)
Jesus nos ensinou a glorificar a Deus. O livro dos Salmos, possui inúmeros Salmos que glorificam a Deus, atribuindo a Deus, o poder, a honra, e a glória.
"Amém". (v.13)
Jesus nos ensinou a concordar em oração, por isso dizemos "amém", que significa "assim seja". Amém é uma concordância à oração. Jesus, ensinou, posteriormente a orarmos em seu nome. Por isso nós, dizemos ao final de uma oração: "Em nome de Jesus, Amém"."
Aprender a perdoar (v.14-15)
Jesus ensina como perdoar. Se queremos o perdão de Deus, devemos perdoar quem nos ofendeu, perdoar quem nos deve algo. No ensino de Jesus, quem perdoa deve esquecer. Imagine que alguém tem conosco uma dívida de longa data, será que devemos odiar aquela pessoa, porque não nos pagou, depois de tanto insistirmos? De acordo com Jesus, devemos perdoar. Está na oração modelo: "Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores". Assim como precisamos do perdão de Deus, as pessoas precisam do nosso perdão.
Como jejuar (v.16-18)
Jesus nos ensina como jejuar. Assim como ensinou seus discípulos a orarem com discrição, sem querer demonstrar às pessoas que estão praticando sua fé, a prática espiritual do jejum, deve ser secreta e pessoal. Jesus foi jejuar no deserto. Quem jejua, está buscando intensamente a Deus, pois o próprio Jesus, disse quando jejuava:"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".
Amor ao Dinheiro (v.19-24)
Jesus nos ensina a não nos apegarmos às riquezas. Seus discípulos não devem acumular tesouros na terra, mas acumular tesouros no Céu. Isso quer dizer claramente que a busca por riquezas não deve ser nossa prioridade, "pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração". Nosso coração e nossos olhos não devem ser maus, pois senão faremos do Dinheiro, um deus. E "ninguém pode servir a dois senhores". Deus deve ser nosso Guia e nossa prioridade, e não o Dinheiro.
Deus é Provedor (v.25-34)
Jesus nos ensina a depender de Deus. Deus deve ser reconhecido como a nossa Fonte de sustento. Sem Deus não somos nada, não temos nada. Não devemos ficar preocupados com o nosso sustento material, que é alimentação e o vestir-se. Se Deus alimenta os passarinhos e veste tão bem os lírios do campo, quanto mais irá cuidar de nós, que temos maior valor. Deus sabe de tudo o que precisamos. A vida vale mais que o alimento, e o corpo mais que as roupas.
Se buscarmos a Deus, em primeiro lugar, Ele nos dará tudo o que precisamos. "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas".
Mateus 6:33
Deus deve ser nossa prioridade e não as coisas. Nossa prioridade deve ser o Reino de Deus, fazer a justiça de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário